Projeto “Arte em Casa” vai escolher melhores trabalhos entre assistidos das APAEs de Sergipe

27/05/2020
17:37:33

Para incentivar a arte como ferramenta de redução de ansiedade e forma de entretenimento, nasceu o projeto “Arte Em Casa”. Pensado para contornar o impacto da Covid-19 na vida dos alunos atendidos pelas APAEs do estado de Sergipe, o movimento deu seus primeiros passos no mês de abril, quando a coordenadoria de Arte e Cultura, juntamente ao presidente da federação das APAEs, implantou o projeto na fase inicial.

“O principal objetivo é promover aos alunos e suas famílias um momento lúdico e divertido através da arte. Pensamos bastante na saúde mental de nossos assistidos, por isso, nesse  período de quarentena, a meta é estimular as habilidades culturais e possibilitar a interação familiar”, explicou Ilzane Viana, Coordenadora de Artes e Cultura da Feapaes-Se.

Durante todo o processo de produção, Ilzane mantém contato constante com as unidades para auxiliar e dar suporte aos coordenadores de acordo com suas necessidades. No decorrer da iniciativa, a percepção dos organizadores volta-se ao papel da família, que, nesse momento,  é fonte de apoio indispensável.

“Temos relatos de familiares admirados com as produções dos seus filhos, reforçando a ideia do quanto é importante se fazer um trabalho conjunto. Com isso, percebemos que o vínculo familiar se fortaleceu durante o projeto, e está sendo de fato uma experiencia fantástica e inesquecível para os profissionais das APAEs que superaram suas limitações tecnológicas, ressignificando sua dinâmica de trabalho e aos familiares que se surpreenderam com o talento dos seus filhos”, declarou Ilzane.

Para ela, fazer parte desse projeto causa um sentimento de realização já que é construída uma relação onde todos os profissionais e as famílias se unem em um objetivo comum: incentivar os assistidos a superarem suas limitações e encontrarem uma saída para esse momento de distanciamento social.

“O projeto não é de cunho competitivo, mas como forma de incentivá-los promovemos um esse concurso artístico. Os alunos fizeram as inscrições através dos seus coordenadores locais, enviaram para a coordenação de Artes. E a expectativa agora é para o resultado final. Agradecemos a parceria de todos os profissionais, coordenadores, presidentes e familiares que estão fazendo tudo isso acontecer”, disse.

Participação da Apae Aracaju

A Apae Aracaju não poderia ficar fora dessa, e deve participar do concurso com cerca de 7 assistidos. São projetos artísticos que envolvem crochê, desenhos e música. A coordenadora pedagógica Rosiane Santos destaca as atividades relacionadas à arte como possibilidade de relaxamento. “Esse projeto é importante para incentivar o desenvolvimento das habilidades artísticas de forma autônoma, promover bem-estar e reduzir a ansiedade causada pelo isolamento social”, ressaltou.

Mais informações

Como um projeto aberto, todos os assistidos devidamente matriculados nas APAEs do estado de Sergipe podem participar. As inscrições vão até o próximo dia 31, quando também se encerra a possibilidade de envio das produções artísticas. Como prêmio, o primeiro lugar leva um troféu para sua unidade de atendimento, medalha para o assistido e certificado de participação digital. Já os segundo e terceiro colocados levam medalha e um certificado digital. Para todos os participantes será dado o certificado de participação digital. A votação acontecerá através das redes sociais, e o resultado já tem data marcada: é na segunda semana de junho, dia 12. Agora é hora de pintar o 7, e esperar uma nota 10!

Fonte: Ascom Apae Aracaju.